top of page
P_AGRICOLA_3.jpg
Projeto de Requalificação dos Espaços Exteriores para Propriedade Agrícola

Propriedade agrícola no concelho de Arraiolos, ligada sobretudo à viticultura com uma conhecida marca de vinhos, onde coexistem no mesmo espaço zonas de utilização pública e zonas privadas, afetas à habitação principal. Situando-se a casa num ponto alto, o primeiro objetivo será definir um jardim de utilização exclusiva da casa, e garantir a sua privacidade, definindo limites concretos a partir de manchas de vegetação ou de muros altos, mantendo, no entanto, a abertura que permite usufruir das vistas sobre toda a propriedade. 

A segunda fase, de requalificação dos espaços exteriores públicos, pretende a criação de um espaço aberto, que comporta as funções de estacionamento, circulação e estadia para convidados e clientes, eliminado as barreiras visuais pré-existentes, que constituíam ruído e impediam a fruição da vista sobre a propriedade a partir da entrada principal do monte.

A vegetação cumpre um papel essencial, na definição de espacialidades e na ligação à paisagem e à região, através da utilização das comunidades vegetais representativas dos sistemas locais.

bottom of page